quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A menina que não queria falar

Caros leitores do "Olhar sobre mil palavras". Ao ver o perfil de uma amiga minha no Hi5, li um excerto de um livro que vai estar na minha mesinha de cabeceira... O livro já tem muitos anos, data de 1990, e foi escrito por Torey Heyden, uma professora de escola com meninos com problemas. O livro encontra-se nas FNAC´s e afins mas vale a pena lerem este excerto. Espero que gostem:

"... Seres responsável por mim. Cativares-me, portanto agora seres responsável por mim? Fixei por instantes os seus olhos insondáveis. Não tinha a certeza do que ela esperava de mim. Ela levantou-se e rodeou-me o pescoço com os braços, continuando a olhar-me.

- Cativar-te também um pouco, hein? Tu cativares e eu cativar-te. E agora ser responsável por ti, também?

Assenti com a cabeça. Ela largou-me e sentou-se. Por um momento ficou distante, traçando um desenho na alcatifa com o dedo.

- Porque fazeres isto? - perguntou
- Fazer o quê, Sheila?
- Cativares-me!

Ignorava o que responder.

- Porque te importares? - perguntou, erguendo os olhos na minha direcção. Nunca conseguir perceber. Porque é que queres cativar-me?

- Bom, miúda. Acho que não tenho um bom motivo. Pareceu-me apenas que devia fazê-lo.

- Ser como a raposa? Ser especial agora, porque me cativaste? Ser uma menina especial?

- Sim, és a minha menina especial. Sorri! É como diz a raposa, agora que te tornei minha amiga, és a única em todo o mundo. Acho que sempre desejei que fosses a minha menina especial. Acho que foi por isso que te cativei.

- Amas-me!

Assenei com a cabeça.

- Eu também te amo... Seres a minha pessoa especial em todo o mundo.

(....)

Quando a escola acabar e fores para outro sítio, continuaremos juntas, mesmo que não nos vejamos. Porque como disse a raposa, sempre que via o campo de trigo, lembrava-se do principezinho. Portanto, de uma forma especial, o principezinho estava com ela. É assim que será connosco.

- Não querer campos de trigo. Quero a ti!

- Mas isso também é especial Sheila. No começo será um pouco triste, mas vai melhorar e depois será bom. Sempre que pensarmos uma na outra, sentir-nos-emos bem por dentro. Não haverá quilómetros bastantes que nos façam esquecer como fomos felizes. Nada pode roubar-nos as recordações..."

Sinopse: Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria. Desde a sua publicação, em 1980, o livro já vendeu 8 500 000 exemplares no Reino Unido e foi traduzido em 27 línguas, tendo sido um bestseller em vários países.

Sem comentários: