terça-feira, 4 de novembro de 2008

Imagens de OURO

"... Este é o cais que podia ser da nova esperança. Quem sabe se alguma vez do litoral chegará para atracar aqui, o futuro porque todos anseiam. Espanha é aqui tão próximo, à distância de uma mão estendida que não pára de gritar por socorro pois sabe que o rio, é a salvação. É preciso acreditar nos sonhos..."

"... Do interior profundo, sedento das distâncias, agreste como o leito que o embalou, surge acolá naquela curva o Rei dos Reis, o senhor das montanhas coroado por amendoeiras e vinhedos. Espantoso e deslumbrante, corta o país em dois e maior feito não há. Só os loucos o ignoram..."

"... Foi um Deus grandioso quem te fez assim tão deslumbrante! Rio dos meus sonhos, leva-me contigo e não permitas que tantos inaptos ordenem e tu obdeças como escravo..."

"... Silêncio coração, não sabes que o rio Douro é caprichoso? Deixa-o espraiar-se pela generosa terra, sentir-lhe o moreno sabor, desenhar um poema em cada curva como quem parte com desejos de voltar..."

"... Alarga-se o nosso olhar sobre o rio, sobre as montanhas e sobre a terra lavrada. A alma espanta-se e reza. Vamos então fazer silêncio e contemplar a obra imensa da natureza. Nada poderá perturbar estes momentos mágicos e únicos..."

"... Neste silêncio de oiro, verde é tudo o que abençoas..."

"... Vieram de lá longe, de trás daquelas montanhas só para te ver e aqui ficaram a adorar-te para sempre..."

"... Ninguém pode travar o teu destino, ninguém, nem mesmo estes medonhos fraguedos onde cegonhas negras te namoram...

"... Que maravilha é essa amigo? Que magnífico pintor teceu tão soberbo quadro em que a tela é a terra amiga que dá o pão, em que o óleo é o teu sangue generoso?!..."

"... De voz embargada na garganta, obrigo-me ao silêncio prolongado e a comungar contigo o esplendor destes momentos de sonho e, é como se um abraço nos prendesse para sempre..."

"... Anoitecer no Alto Douro. O Rio aconchega-se mais no leito e prepara-se para dormir. Dorme companheiro e amigo, repousa agora enquanto eu, vigilante, tomo conta de ti..."

"... Só a via-férrea te acompanha neste lugar onde a solidão mais se acentua. Há gritos a pairar no céu, as brisas perpétuas moldam as faces austeras dos rochedos, lebres, perdizes e javalis pastam livremente e a natureza recolhida repousa eternamente..."

"... Doce é a tarde que embala os barcos na calma do rio. Doces são os cheiros que pairam num horizonte matizados por montanhas..."


Para o próximo post um video dedicado ao Rio Douro! Paisagens de beleza impar...!

Sem comentários: