sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Caso FreePort

De facto, o nosso país é fértil em notícias que fazem as delícias das ditas "Revistas cor-de-rosa choque!", mas a notícia sobre a qual vou divagar nas próximas linhas é sobre MAIS, segundo o próprio, José Sócrates "Uma campanha negra orientada por poderes ocultos". Nunca tive pena deste senhor, muito menos agora.
Primeiro, foram as notícias que fizeram correr rios de tinta nas primeiras páginas dos jornais sobre a veracidade do Sr. Primeiro Ministro ser Licenciado em Engenharia pela Universidade Independente de Lisboa. Pouco tempo depois (vejam a mente do portuga) saiu a famosa anedota do aluno que entra na Reitoria da Uni. Independente, bate à porta e pergunta:
- Sr. Reitor, dá-me licença?
- Passe um cheque de 500 Euros e está licenciado!
Essa história da licenciatura, ou não licenciatura, até lhe dou de barato, até porque tomar conta de um Governo está provado que qualquer camelo o consegue. Depois veio a questão da indecisão sobre a Masculinidade do nosso primeiro, que muitos afirmaram que ele andava metido com o famoso Deputado do Queijo Limiano. Mas isso não interessa nada porque todos somos livres para escolher aquilo que achamos ser melhor para nós. José Sócrates tem, por hábito desvalorizar quaisquer notícias que apareçam nos jornais, nas revistas, nas televisões, mas de facto, nós portugueses, não podemos ficar indiferentes. Mas ontem, uma revista noticiou que os ingleses consideram Sócrates suspeito e pediram aos investigadores nacionais informações sobre as contas bancárias do primeiro-ministro.
De facto, já começa a meter "nojo" tanta má notícia sobre Portugal no Mundo. Primeiro os estádios do Euro que agora só 4 dos 10 é que são utilizados na plenitude, o Dragão, Alvalade XXI Luz e Estádio de Coimbra. Depois foi a questão do TGV, que José Sócrates insiste em ser uma obra prioritária (assim como o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa) para o país, mas está-se a esquecer de uma coisa: a FACTURA vai ser paga pelas gerações mais novas, estamos a falar de milhões e milhões de contos. Qual a ideia de fazer um TGV Porto-Lisboa se ele não pode atingir a velocidade máxima? Para quê tão urgente uma ligação a Madrid (VIA LISBOA, pois claro) se já existem linhas aéreas de baixo custo a operar para a capital espanhola através do Porto Lisboa e Faro? Para quê um novo aeroporto na margem sul se se podem "operar" umas obras no Aeroporto da Portela?
Mas regressando ao caso "Freeport". É um caso, mais um caso, que vai demorar tanto tempo a resolver que as eleições se vão realizar (legislativas, autárquicas e europeias) e o povinho vai continuar sem saber se Sócrates é ou não culpado. É óbvio, e segundo as leis, que todos são inocentes até provarem o contrário, mas também sempre ouvi dizer que "Onde há fumo há fogo". Mas a questão coloca-se: Será que Sócrates tem condições para governar, ou estes sucessivos episódios tendem a enfraquecê-lo? Fica aqui a questão.

Até ao próximo Post!
Um abraço

Sem comentários: