sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Registo na SPA: Obrigatório ou Facultativo?

Caros leitores, por diversas vezes penso no risco que corro em colocar por aqui os meus trabalhos, os meus poemas, os meus pensamentos. No risco que corro porque qualquer pessoa pode gostar deles e colocá-los em seu poder. Depois editam um disco / livro e uma pessoa lê nas FNAC´s e C&A e ficamos a pensar: este texto era meu, este poema fui eu que escrevi para tal pessoa, mas não adianta reclamar. O texto está registado em nome de fulano tal, e nem o registo no DR de um computador prova que somos de facto os autores de tais palavras.

Como sabem, compus um tema sobre o Porto, ao qual chamei: "Meu Porto de Abrigo" para uma das minhas ídolas o cantar, mas o meu tio avisou-me sobre isso: para registar a letra na Sociedade Portuguesa de Autores. A caução inicial é de 150 €, e se alguém quiser os trabalhos de outros, o próprio tem de autorizar e pedir, ou não dinheiro por eles. Não escrevo para ganhar dinheiro, mas se ganhar uns trocos não vou dizer que não... Mas para essa pessoa, não iria levar dinheiro nenhum pelo meu texto. Teria muito gosto que alguém como a Catarina cantasse o meu tema.

De maneira que fica aqui um conselho a todos os autores anónimos / amadores: se quiserem ter alguma segurança com aquilo que escrevem e publicam pensem seriamente em perder amor a uns 30 contos, na moeda antiga, e depois por cada texto pagam uma quantia irrisória de aproximadamente 10 €. Um abraço deste vosso amigo Escritor, Xico!

Sem comentários: