quinta-feira, 31 de julho de 2008

O meu nome é "Sara"

Olá amigos. Recebi este poema num mail que uma amiga minha me mandou, e não posso deixar de o partilhar. É sobre um tema que muitas vezes é discutido e apontado como sendo "Crime de ordem pública", os maus tratos a crianças e jovens. O poema é de facto tocante, mesmo à pessoa mais insensível. Então aqui vai:

O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados
Não consigo ver

Eu devo ser estúpida
Eu devo ser má
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?

Eu gostaria de ser melhor
Gostaria de ser menos feia
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos

Eu não posso falar
Eu não posso fazer asneiras
Senão fico trancada o dia todo

Quando eu acordo estou sozinha,
A casa está escura
Os meus pais não estão em casa

Quando a minha mãe chega
Eu tento ser amável
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.

Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro
O meu pai chega do bar do Carlos

Ouço-o dizer palavrões
Ele chama-me
Eu aperto-me contra o muro

Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos
Tenho tanto medo agora
Começo a chorar

Ele encontra-me a chorar
Ele atira-me com palavras más
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho

Ele esbofeteia-me e bate-me
E berra comigo ainda mais
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta

Ele já a trancou
Eu enrolo-me toda em bola
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro

Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos
E o meu dia continua com horríveis
Palavras...

"Eu lamento muito", grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável

O mal e as feridas mais e mais
"Meu Deus, por favor tenha piedade"
Faz com que isto acabe, por favor
E finalmente ele para, e vai para a porta

Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.

O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos
Esta noite o meu pai "matou-me".

Sem comentários: