sábado, 10 de maio de 2008

Violência doméstica

Foi feito um estudo recentemente a dizer que o número de violência doméstica tem aumentado no nosso país. Há tempos li um texto fabuloso sobre isso e gostaria de o colocar aqui. Chama-se "Hoje recebi flores" e é assim:

MAIO
Hoje recebi flores!
Não é o meu aniversário
Ou nenhum outro dia especial
Tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite,
Ele disse-me muitas coisas que me ofenderam de verdade
Mas sei que ele está arrependido e não falou a sério,
Porque hoje ele enviou-me flores.

JUNHO
Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me
Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos nós acordamos
E descobrimos que não é real.
Hoje acordei cheia de dores e com golpes por todo o corpo
Mas eu sei que ele está arrependido
Porque ele hoje enviou-me flores
E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial

JULHO
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me
Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar
Os cortes e os golpes que me ocasionou desta vez.
Não pude ir ao emprego hoje
Porque não queria que se apercebessem
Mas eu sei que está arrependido
Porque ele hoje enviou-me flores.E não era Dia das Mães ou nenhum outro dia.

AGOSTO
Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior
Se conseguir deixá-lo, o que é que eu vou fazer?
Como poderia manter sozinha os meus filhos?
O que acontecerá se faltar o dinheiro?
Tenho tanto medo dele.Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar
Mas eu sei que está arrependido
Porque ele hoje enviou-me flores.

SETEMBRO
Hoje é um dia muito especial: é o dia do meu funeral
Ontem finalmente ele consegui matar-me.
Bateu-me até eu morrer
Se ao menos tivesse tido a coragem e a força de o deixar...
Se tivesse pedido ajuda profissional...Hoje não teria recebido estas flores!


Leiam isto e comentem com os vossos colegas e amigos. E lembrem-se: a violência doméstica é um crime público, por isso, se presenciarem alguma dirigam-se à esquadra mais próxima e apresentem queixa. Podem evitar que muitas mulheres recebam estas flores...

Até ao próximo café...

Sem comentários: