segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Minha Nobre e Invicta Cidade

Nem de propósito... ter passado ante-ontem pela minha cidade e ontem alguém me enviou um Power Point com imagens e textos dedicados à cidade do Porto. O Porto, não é só o F.C.P, seria injusto para os adeptos portistas espalhados pelos quatro cantos do mundo considerá-lo como tal (Eu incluído)...

Mas foram as suas gentes (de quem eu me orgulho desde a pronúncia à genuinidade inerente), que aliadas à belíssima cidade deram origem a este nobre clube que todos amamos e que a maldade alheia tenta ferir, mas enquanto houver um - um que seja - PORTISTA nunca o conseguirão.

Adoro-te minha cidade do Porto, a ti Futebol Clube do Porto - prometo defender-te e apoiar-te incondicionalmente. As frases que se seguem os autores estão entre parenteses. Espero que gostem:


O b pelo v
"Se na nossa cidade há muito quem troque o b por v, há pouco quem troque a liberdade pela servidão". (Almeida Garret)

Maravilhas e angústias
"O Porto é o lugar onde para mim começam as maravilhas e todas as angústias...". (Sophia de Mello Breyner)

Como se vinga
"O portuense não gosta de Lisboa.
Não gosta da polícia.
Não gosta da autoridade.
Da autoridade vinga-se, desprezando-a.
Da polícia vinga-se, resistindo-lhe.
De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mais obsequiada bizarria". (Ramalho Ortigão)

Rir desbragadamente
"E quanto ao riso, o Porto gosta de rir e de rir com uma certa insolência: ri mais desbragadamente, mais primariamente, mais saudavelmente e com mais gosto que Lisboa." (Vasco Graça Moura)

Sem comentários: